Cultura FM Timbó

Notícia

CLIMA

Notícias/CLIMA09/10/2026· Local

Temporal com ventos de mais de 100 km/h arranca telhado, derruba torre de rádio e deixa dois feridos em Chapecó

Vendaval atingiu o Oeste de Santa Catarina nesta quinta-feira (8), provocando estragos em imóveis e veículos.

Um temporal com rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h provocou estragos em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira (8). A força do vento arrancou o telhado de um prédio, derrubou uma torre de rádio e deixou duas pessoas levemente feridas após a queda de uma parede sobre um carro.

De acordo com informações da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento meteorológico em Santa Catarina, uma rajada de vento de 101,88 km/h foi registrada às 14h no município.

Um dos casos ocorreu no bairro Efapi, onde o telhado de um prédio se desprendeu e foi lançado contra uma casa vizinha. Imagens registradas por uma moradora mostram o momento em que a estrutura metálica é arrancada pela força do vento.

Ainda no bairro Efapi, uma torre de rádio caiu dentro da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido nessa ocorrência.

Já na região central da cidade, uma parede de um prédio em construção caiu sobre um carro. Duas pessoas estavam no veículo e sofreram ferimentos leves.

Até a divulgação das informações, não havia registro de pessoas desabrigadas em Chapecó.

Alerta para temporais em Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta laranja, que indica perigo, para temporais em parte de Santa Catarina. A previsão incluía chuva de até 60 milímetros por hora, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

A chegada de uma nova frente fria contribuiu para aumentar a instabilidade no Estado. Entre os riscos estavam destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica, alagamentos e enxurradas.

Previsão para sexta-feira

Para esta sexta-feira (9), a previsão indicava a continuidade do tempo instável em Santa Catarina, com possibilidade de novos temporais e estragos provocados pela chuva e pelos ventos.

A orientação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e evite permanecer próximo de árvores, estruturas metálicas, placas e postes durante rajadas fortes de vento.

Redação Cultura FM | Deive Leoni

Foto:Reprodução, Elizângela Manica