Cultura FM Timbó

Notícia

Temporais

Notícias/Temporais31/08/2026· Local

Temporal com granizo causa estragos em 23 cidades de SC; cinco decretam situação de emergência

Chuvas fortes acompanhadas de granizo provocaram estragos em pelo menos 23 cidades de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (28) e a madrugada deste domingo (30). Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, mais de mil residências foram afetadas e cinco municípios decretaram situação de emergência.

Entre as cidades atingidas estão Florianópolis, Biguaçu, Bom Jesus, Quilombo e Ipuaçu.

Na capital, o temporal atingiu mais de mil famílias na noite de sábado (29), principalmente na região Norte da Ilha. Em Canasvieiras, moradores registraram a intensidade do granizo, que chegou a cair sobre o mar.

Diante dos estragos, Florianópolis decretou situação de emergência no Norte da Ilha. A medida permite agilizar ações de resposta e assistência às famílias atingidas.

Equipes da Defesa Civil estão realizando o cadastro dos moradores, avaliando os danos e distribuindo lonas para cobrir os imóveis.

A retirada das lonas ocorre na Intendência de Canasvieiras, na Avenida das Nações, 195; na Intendência de Ingleses, na Servidão 3 Marias, 1090; e na Intendência da Cachoeira do Bom Jesus, na Servidão Gabriel, 78.

Biguaçu tem cerca de 250 casas atingidas

Na Grande Florianópolis, Biguaçu também registrou estragos provocados pelo granizo. Cerca de 250 residências foram atingidas, além de veículos danificados.

O município recebeu 58 rolos de lona da Defesa Civil estadual, enquanto a entrega das telhas solicitadas está em andamento.

Por causa dos impactos do temporal, as aulas desta segunda-feira (31) foram canceladas no município.

Oeste também registra grandes prejuízos

No Oeste catarinense, Quilombo, Bom Jesus e Ipuaçu decretaram situação de emergência.

Em Quilombo, um levantamento preliminar apontou 32 casas atingidas. A Defesa Civil encaminhou ao município 14 colchões de casal e 14 kits de acomodação.

Em Bom Jesus, foram contabilizadas 81 residências afetadas, enquanto Ipuaçu registrou 210 imóveis atingidos. Para os dois municípios, o órgão estadual providencia o envio de telhas.

Alerta para temporais continua

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém o alerta para a ocorrência de temporais, rajadas de vento e queda de granizo. O aviso permanece válido até a madrugada de terça-feira (1º), quando a chuva deve perder força.

A orientação é para que a população acompanhe os canais oficiais, permaneça atenta às condições do tempo e procure abrigo em locais seguros durante os temporais.

Redação Cultura FM | Deive Leoni

Foto: Redes sociais

Fonte: wp:redeculturafm.com.br:32885